As novas tecnologias trouxeram grande
impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas
formas de aprendizado,
disseminação do conhecimento
e, especialmente, novas
relações entre professor
e aluno e
contribuir e facilitar
o trabalho do
professor na mediação
de conhecimento professor/aluno, não
desmerecendo as antigas, pois elas ainda são em muitas
escolas a única ferramenta que alguns professores dispõem
para auxiliarem em
seus trabalhos pedagógicos.
A revolução trazida pela rede mundial
possibilita que a informação gerada em qualquer lugar esteja disponível
rapidamente. A globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação são
ganhos inestimáveis para a
humanidade.
A Internet tem contribuído fortemente
para uma total mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente,
educacionais. Na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como
instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a
informação.
Apesar de toda essa contribuição, é
certo que a Internet não é a solução para todos os males, nem deve ser vista
dessa maneira. No papel de ferramenta de
apoio, ela não
deve ser considerada
como substituta a
outras práticas, como o relacionamento humano
dentro da sala de aula, entre professor e aluno e entre
os estudantes. Isto porque a Internet depende de intermediações inteligentes e
articuladas preestabelecidas para fornecer um ambiente de aprendizagem. Esse é
o papel do professor: oferecer aos alunos
orientação para consultas
e pesquisas, aproveitando melhor
a agilidade desse
meio, uma das maiores
vantagens das informações disponíveis na rede mundial.
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