quinta-feira, 28 de junho de 2012

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


                 O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Educação Infantil e Fundamental “Dr. José Maria”, com os alunos de Educação Especial, das seguintes turmas: A, B e C. Participaram 20  alunos, as aulas foram planejadas e ministradas pelo professor Lucimário Augusto.
Inicialmente usei elementos de contagem para trabalhar a quantificação, em seguida  realizamos o treinamento da escrita dos números.
                Em uma próxima etapa realizamos um jogo de boliche no qual os alunos, ao derrubar cada garrafa, tinham que dizer qual algarismo foi derrubado e realizar a contagem do mesmo.
                Posteriormente foi confeccionada uma atividade, em uma folha de papel A4, com desenhos e a representação dos números, cada aluno recebeu uma folha e realizou sua atividade.
                Continuando, na sala de informática, devido os nossos alunos terem necessidades especiais, ficou impossível que eles mesmos montassem a atividades com link. Então decidimos montar no Power Point, orientado pela diretor Nathalia Raquel , uma atividade inserindo todos os  trabalhos realizados pelos alunos.
                Cada aluno foi desafiado a encontrar a atividade que realizou e fazer a contagem da  quantidade de desenhos que foi colorido por ele, ao em cada atividade foi colocado um link,  que ao clicar entrava em um JOGO, que tinha como objetivo estimular de forma criativa que os  alunos realizassem contagens com diferentes elementos.
                Não tivemos problemas com o computador ao realizar a atividade, tudo transcorreu da melhor maneira possível.
                Os alunos adoraram, os resultados obtidos foram surpreendentes, eles desenvolveram com entusiasmo e interesse, superando os nossos objetivos, ficamos muito emocionadas com a atenção e emoção da aluna Karla, deficiente física (cadeirante), ao realizar a atividade, ela  conseguiu relacionar a contagem dos peixinhos ao barulho das bolhas que estouravam. A cada  saída do peixe, era um sorriso estridente.
                Sobretudo, aprendemos muito com esta aula, que não importa a deficiência do ser humano, mas a capacidade de querer aprender.
                A parte tecnológica tem que ser inserida como um complemento em nossas aulas, através de projetos que estimulam a aprendizagem. As mudanças acontecem quando realmente o professor ama a sua profissão, dedicando-se ao máximo na aprendizagem de seus alunos.
                Pensamento: “Os que trabalham com as mãos, são apenas trabalhadores, os que trabalham   com a cabeça são profissionais, os que trabalham com as mãos, cabeça e coração são  artistas.”
                Vamos então ser artistas todos os dias na nossa profissão?

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