O projeto foi desenvolvido na
Escola Estadual de Educação Infantil e Fundamental “Dr. José Maria”, com os
alunos de Educação Especial, das seguintes turmas: A, B e C. Participaram
20 alunos, as aulas foram planejadas e
ministradas pelo professor Lucimário Augusto.
Inicialmente usei elementos de
contagem para trabalhar a quantificação, em seguida realizamos o treinamento da escrita dos
números.
Em uma próxima etapa realizamos um jogo de boliche no
qual os alunos, ao derrubar cada garrafa, tinham que dizer qual algarismo foi
derrubado e realizar a contagem do mesmo.
Posteriormente foi confeccionada uma atividade, em
uma folha de papel A4, com desenhos e a representação dos números, cada aluno
recebeu uma folha e realizou sua atividade.
Continuando, na sala de informática, devido os nossos
alunos terem necessidades especiais, ficou impossível que eles mesmos montassem
a atividades com link. Então decidimos montar no Power Point, orientado pela
diretor Nathalia Raquel , uma atividade inserindo todos os trabalhos realizados pelos alunos.
Cada aluno foi desafiado a encontrar a atividade que
realizou e fazer a contagem da
quantidade de desenhos que foi colorido por ele, ao em cada atividade
foi colocado um link, que ao clicar
entrava em um JOGO, que tinha como objetivo estimular de forma criativa que
os alunos realizassem contagens com diferentes
elementos.
Não tivemos problemas com o computador ao realizar a
atividade, tudo transcorreu da melhor maneira possível.
Os alunos adoraram, os resultados obtidos foram
surpreendentes, eles desenvolveram com entusiasmo e interesse, superando os
nossos objetivos, ficamos muito emocionadas com a atenção e emoção da aluna Karla,
deficiente física (cadeirante), ao realizar a atividade, ela conseguiu relacionar a contagem dos peixinhos
ao barulho das bolhas que estouravam. A cada
saída do peixe, era um sorriso estridente.
Sobretudo, aprendemos muito com esta aula, que não importa
a deficiência do ser humano, mas a capacidade de querer aprender.
A parte tecnológica tem que ser inserida como um
complemento em nossas aulas, através de projetos que estimulam a aprendizagem.
As mudanças acontecem quando realmente o professor ama a sua profissão,
dedicando-se ao máximo na aprendizagem de seus alunos.
Pensamento: “Os que trabalham com as mãos, são apenas
trabalhadores, os que trabalham com a
cabeça são profissionais, os que trabalham com as mãos, cabeça e coração
são artistas.”
Vamos então ser artistas todos os dias na nossa
profissão?
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