sábado, 23 de junho de 2012

PLANEJANDO ATIVIDADES COM HIPERTEXTOS




PLANEJANDO ATIVIDADES COM HIPERTEXTOS

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ LINS DO
REGO – PILAR-PB

       A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos.       Nossa     memória     compreende       melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações espaciais. O hipertexto é uma representação espacial permitindo acesso por meio de redes e tramas,   essa representação,      propicia  a  interatividade   e  pode   favorecer    a  compreensão melhor     do   que   se   conhece.    Um sistema de hipertexto apresenta três características:

1. aleatoriedade ao acesso à informação;

2. flexibilidade para ir e voltar;

3. forma estrutural de rede.

        O trabalho com hipertextos permite trabalharmos de duas formas complementares: forma usuário e a forma autor. Na forma usuário, utiliza-se a navegação entre os nós e links do documento, numa interação autônoma - o leitor constrói o  seu  texto   a  medida    que  forma   sequências     diferenciadas conforme   seu   interesse.   Ele decide a navegação que faz no hipertexto.   Na forma autor, cria-se uma rede semântica entre as informações do hipertexto e os elementos midiáticos que o amplificam. Em ambas as formas, a lógica da exploração do documento se dá pela não linearidade.

       Veja como foi elaborado nosso trabalho:

                              PESQUISA BIOGRÁFICA

OBJETIVOS:

- Orientar para a pesquisa de conteúdos e informações na Internet e a seleção de dos mesmos para a realização das atividades propostas.

PRÉ-REQUISITOS:

- Ter conhecimentos básicos de informática:   editor  de  textos   e  imagens, navegação web;
- Saber usar a TV pen drive.

PROCEDIMENTOS:


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