PLANEJANDO ATIVIDADES COM HIPERTEXTOS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E
MÉDIO JOSÉ LINS DO
REGO – PILAR-PB
A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias
pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos. Nossa
memória compreende melhor aquilo que está organizado em
esquemas e com representações espaciais. O hipertexto é uma representação
espacial permitindo acesso por meio de redes e tramas, essa representação, propicia
a interatividade e
pode favorecer a
compreensão melhor do que
se conhece. Um sistema de hipertexto apresenta três características:
1. aleatoriedade ao acesso à informação;
2. flexibilidade para ir e voltar;
3. forma estrutural de rede.
O trabalho com hipertextos permite trabalharmos de duas formas complementares:
forma usuário e a forma autor. Na forma usuário, utiliza-se a navegação entre
os nós e links do documento, numa interação autônoma - o leitor constrói o seu
texto a medida
que forma sequências diferenciadas conforme seu
interesse. Ele decide a navegação
que faz no hipertexto. Na forma autor,
cria-se uma rede semântica entre as informações do hipertexto e os elementos
midiáticos que o amplificam. Em ambas as formas, a lógica da exploração do
documento se dá pela não linearidade.
Veja como foi elaborado nosso trabalho:
PESQUISA
BIOGRÁFICA
OBJETIVOS:
- Orientar para a pesquisa de conteúdos
e informações na Internet e a seleção de dos mesmos para a realização das
atividades propostas.
PRÉ-REQUISITOS:
- Ter conhecimentos básicos de informática: editor
de textos e
imagens, navegação web;
- Saber usar a TV pen drive.
PROCEDIMENTOS:
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