"Educação! Um direito de todos os cidadãos”. A base
de uma vida futura, pessoal e profissional, dependente do aprendizado. Hoje, a
atividade escolar é cada vez mais voltada para a praticidade. O aluno, ao ler
um jornal, depara–se com a própria realidade, observando os acertos e erros que
a sociedade e o indivíduo cometem.
“Facilitar o acesso do aluno aos meios de comunicação é
fazê-lo ficar frente a frente com o mundo”.
Objetivos
• Promover a leitura
crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
• Utilizar o jornal como
veículo de formação de cidadania.
• Promover maior
proximidade do aluno e do professor com o veículo jornal e proporcionar um
conhecimento mais amplo da região.
• Incorporar novos
conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
• Facilitar o manuseio da
informação, desenvolvendo o senso crítico e criativo do aluno em diferentes
meios de comunicação: TV, rádio, revista, jornal, internet e outros.
• Incentivar melhor domínio
e manejo da linguagem oral e escrita.
• Proporcionar a
interdisciplinaridade e a socialização.
• Incentivar a prática da
reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e
conhecimento adquiridos.
• Viabilizar a atuação do
jornal como recurso de apoio didático.
• Questionar a realidade
social, favorecendo a formação de opinião melhor embasada, levando a mudanças
de posicionamento e atitudes.
• Desenvolver no aluno o
gosto pela leitura o aprofundamento na interpretação e compreensão.
Atividades
• Investigar os
conhecimentos dos alunos a respeito dos meios de comunicação.
• Apresentar vários jornais
locais e acessar o jornal online para que os alunos estabeleçam as semelhanças
e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes e temáticas abordadas;
• Solicitar a identificação
dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por
quê?
• Desenvolver a capacidade
argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de
um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
• Pedir que estabeleçam a
distinção entre fato e opinião;
• Solicitar a enumeração
das temáticas abordadas;
• Incentivar a produção de
cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar
ou do entorno da escola para publicação
em um jornal local.
Produto final: produção de cartas do leitor.
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