sexta-feira, 6 de julho de 2012

PROJETO: JORNAL NA SALA DE AULA


            "Educação! Um direito de todos os cidadãos”. A base de uma vida futura, pessoal e profissional, dependente do aprendizado. Hoje, a atividade escolar é cada vez mais voltada para a praticidade. O aluno, ao ler um jornal, depara–se com a própria realidade, observando os acertos e erros que a sociedade e o indivíduo cometem.
            “Facilitar o acesso do aluno aos meios de comunicação é fazê-lo ficar frente a frente com o mundo”.

Objetivos

• Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
• Utilizar o jornal como veículo de formação de cidadania.
• Promover maior proximidade do aluno e do professor com o veículo jornal e proporcionar um conhecimento mais amplo da região.
• Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
• Facilitar o manuseio da informação, desenvolvendo o senso crítico e criativo do aluno em diferentes meios de comunicação: TV, rádio, revista, jornal, internet e outros.
• Incentivar melhor domínio e manejo da linguagem oral e escrita.
• Proporcionar a interdisciplinaridade e a socialização.
• Incentivar a prática da reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e conhecimento adquiridos.
• Viabilizar a atuação do jornal como recurso de apoio didático.
• Questionar a realidade social, favorecendo a formação de opinião melhor embasada, levando a mudanças de posicionamento e atitudes.
• Desenvolver no aluno o gosto pela leitura o aprofundamento na interpretação e compreensão.

Atividades

• Investigar os conhecimentos dos alunos a respeito dos meios de comunicação.
• Apresentar vários jornais locais e acessar o jornal online para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes e temáticas abordadas;
• Solicitar a identificação dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
• Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
• Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;
• Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;
• Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação  em um jornal local.

Produto final: produção de cartas do leitor.

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